MARKETING EM TEMPOS DE CRISE PARTE 01


O MARKETING NA CRISE( parte 01)

Durante a crise, a empresa precisa entender a mudança de psicologia em cada consumidor. Eles passam à ser divididos em 4 grupos distintos:

  1. O pé no freio: Esse consumidor corta todos tipos de gastos que não são essenciais.
  2. O abalado mais paciente: Esse consumidor, maior de todos, corta gastos, mas continua comprando, com menos ostentação.
  3. O tranquilo: Esse consumidor compra, somente adiando grandes compras
  4. Vive o presente: Esse consumidor não vê a crise e continua comprando ostensivamente.

Independente do grupo que se encontra, o consumidor vai avaliar seu produto exatamente assim: essencias, agrado(consumo que se justifica); adiáveis e dispensáveis.

Sua empresa terá que analisar o marketing em tais circunstâncias, estudando, qual diferencial minha marca pode trazer, alterar as formas de investimentos, alocar recursos para longo prazo e equilibrar o orçamento. Se sua empresa cortar simplesmente os gastos de modo indiscriminado, cai no erro de colocar a empresa em risco em longo prazo, sendo dificil voltar ao pós recessão.

Com mensagens muito bem direcionadas, a empresa, com a ajuda do marketing pode estabelecer uma conexão emocional com o seu cliente.

Resumo:

Durante uma crise, mudanças em padrões de consumo da clientela, as estratégias de marketing, turbinam ou solapam as vendas. Empresas que entendem a psicologia do consumidor, seus medos, seus desejos, adaptarão sua cesta de produtos, com a ajuda do marketing , e terão mais chances de prosperar durante a crise e após ela.

Continua na parte 2 – Artigo Entenda a Psicologia do consumidor


Postagens mais visitadas